quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Copa abre duas oportunidades para baianos



Que a Copa do Mundo de 2014 será uma cesta de oportunidades para a economia das cidades-sede todo mundo já sabe. Mas que ela já oferece novas oportunidades concretas para empresários e trabalhadores, pouca gente percebe.
Pensando nisto, o Sebrae Bahia lançou no início de novembro o programa Sebrae na Copa. O objetivo do programa é capacitar micro e pequenos empresários para a demanda que será gerada com o advento do Mundial.
“A fase agora é de sensibilização e adesão dos interessados”, afirmou Richard Alves, coordenador da unidade do Sebrae em Salvador. Ele destacou que em menos de um mês de lançado, cerca de 200 empresários já entraram em contato com o órgão para se cadastrar.
Paralelo à adesão, o Sebrae, em parceria com a Fundação Getulio Vargas, iniciou um mapeamento das oportunidades que a Copa vai gerar para a economia das cidades-sede. Foram escolhidos dez setores da economia para o levantamento. Entre eles, tecnologia da informação, comércio e serviços, construção civil, turismo, artesanato, agronegócios, cultura e entretenimento, entre outros.
“A pesquisa vai levantar as ofertas e demandas destes setores e o Sebrae vai entrar com a consultoria e capacitação do empresariado para que eles possam aproveitar as oportunidades”, afirmou Alves.
“A partir do próximo ano, quem procurar um dos nossos pontos de atendimento vai receber orientação sobre riscos e investimentos, além de consultoria para elaboração de planos de negócios.”
Oportunidade
Segundo o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento no Estado da Bahia (Sinprocim-BA), José Carlos Telles Soares, o setor vivencia uma  expectativa de aquecimento até 2014.
O empresário informa que para atender a esta expectativa, o setor está capacitando tanto empresários quanto trabalhadores.  “Enquanto o programa do Sebrae vai ajudar a preparar o nosso empresariado, estamos buscando formas de capacitar ainda mais a nossa mão de obra.” O segmento de pré-moldados de cimento na Bahia possui mais de 40 empresas e emprega aproximadamente seis mil trabalhadores.
Além das oportunidades de negócios para os empresários baianos, quem também já pode sentir os efeitos da Copa de 2014 é o trabalhador do setor da construção civil.
O Consórcio Arena Salvador 2014, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), vai oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para a área da construção civil.
Ao todo serão 120 vagas para curso de pedreiro reparador e 60 vagas para carpinteiro armador. A carga horária será dividida em 80 horas de aulas teóricas e 120 horas de aulas práticas. Os alunos que concluírem o curso e se destacarem durante as aulas poderão ser contratados para trabalhar na obra da Arena Fonte Nova.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário