terça-feira, 16 de novembro de 2010

Manaus tem a 7ª melhor internet móvel entre sedes da Copa 2014

A capital Amazonense ficou em 1º lugar em qualidade de vídeo, 10º em latência na navegação, 6º em upload e 9º em download, entre as cidades pesquisadas. São Paulo lidera ranking.

Manaus - Manaus foi incluída em 7º lugar no ranking geral de banda larga móvel entre as 12 cidades-sede da Copa de 2014, no Balanço Huawei da Banda Larga Móvel, divulgado nesta terça-feira, durante a Futurecom, considerado o maior evento de Telecom e TI da América Latina.
Para navegar na internet usando o celular em 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o brasileiro consegue atingir velocidades médias de 567 kbps para download e 249 kbps para upload de informações, de acordo com o Balanço Huawei da Banda Larga Móvel.
Manaus ficou em 1º lugar em qualidade de vídeo, 10º em latência na navegação, 6º em upload e 9º em download.
Entre as cidades pesquisadas, os melhores resultados, na média, aparecem nem São Paulo, Porto Alegre e Curitiba; e os piores, em Salvador, Recife e Natal.
Além da velocidade, os pesquisadores avaliaram a latência (tempo de resposta da rede), a qualidade de transmissão de vídeo (via streaming) e a confiabilidade da rede (medindo falhas de acesso e quedas).
Para comparação, os aparelhos 3G com tecnologia HSDPA/HSUPA atingem velocidades de até 7,2 Mb/s para download e 5,76 para upload. A empresa mediu a qualidade da internet móvel nas futuras 12 cidades-sede da Copa do mundo de 2014 no Brasil, nas quatro principais operadoras de telefonia móvel.
Tanto São Paulo quanto Porto Alegre tiveram boas velocidades médias de download (660 kbps) e upload (270 kbps). Por outro lado, Recife, Salvador e Natal apresentaram médias abaixo de 400 kbps para download e 200 kbps para upload. Três operadoras em Salvador estavam com redes instáveis durante os dias de teste na cidade, segundo o estudo.
Entretanto, bons resultados não se apresentam em todos os locais medidos: um dos exemplos citados pela Huawei foi a cobertura ruim de três operadoras no acesso ao futuro estádio de Itaquera, em São Paulo, que é o mesmo caminho para o aeroporto internacional da cidade. Outro exemplo é a baixa qualidade de sinal próximo ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
O estudo foi feito em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Brasília, Manaus, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Natal e Recife.

Fonte:

Um comentário:

  1. Estas noticias nos dão uma amostra de tudo que teremos que superar para a realização da copa, entretanto não basta apenas um investimento pesado do governo em infra estrutura para que possamos realizar uma copa do mundo na web, é preciso um empenho maior das empresas que prestão o serviço e uma atuação mais marcante das agências reguladoras, um bom começo seria a criação de normas e uma legislação que possa atender as necessidades do mega evento.

    ResponderExcluir